Um escritório na nuvem

Este é um artigo de Henrique Lima* publicado pelo Jornal Minas Marca no dia 17 de Setembro de 2015.

Imagine este cenário. Uma empresa sólida, com carteira consolidada de clientes em todo o Brasil, com 20 anos de mercado, equipe integrada e especialista em inteligência digital. O escritório? 100% virtual. Isso mesmo. E esta história é verídica. Mas, para chegarmos até aqui, vamos entender um pouco como se estrutura um escritório virtual.

Os grandes desafios deste conceito passam, obrigatoriamente, por disciplina e controle. As funções e responsabilidades da equipe precisam estar muito claras. Por isso, os envolvidos devem se organizar de forma que todos os processos aconteçam remotamente e de maneira eficiente, sendo imprescindível um sistema de controle bem implementado em todo o fluxo de processos da empresa.

A cultura é também outro grande desafio. Ao contrário do que acontece em grande parte das empresas brasileiras, o trabalho remoto significa um rompimento quase que definitivo com a avaliação de esforço. Não existirá mais uma promoção para o colaborador que chega no horário, se mostra focado e no final não produz. Gestores avaliarão o cumprimento de prazos e os resultados.

No quesito vantagens, as principais são produtividade, redução de custos e satisfação dos funcionários, que ganham tempo por não ter que se deslocarem até o trabalho. Existe uma pesquisa da FGV que estima em 26 bilhões de reais as perdas anuais da cidade de São Paulo por conta do tempo se gasta no trânsito.

Redução de custos é outro ponto importante. Somando apenas o custo de transporte mais alimentação diária de cada colaborador já dá para se ter uma ideia da economia que pode ser feita. Isso sem contar a satisfação dos colaboradores. O ambiente de trabalho sempre foi fator determinante para o sucesso da equipe e nada como estar em casa para produzir melhor. Esse fato positivo também pode ser um agravante se a pessoa não souber organizar seu tempo profissional em meio às demandas domésticas. O ideal é ter um espaço reservado, com ambiente tranquilo, independente da agitação do lar e da família.

No caso da Web Consult, o exemplo citado no primeiro parágrafo, a ideia foi otimizar os serviços já prestados de forma ainda mais ágil. Como o mercado tecnológico de atuação é muito dinâmico, ter um escritório virtual possibilita atender melhor os clientes em todo o Brasil. Isso, ao mesmo tempo em que a organização também pode oferecer mais qualidade de vida aos funcionários, com todos trabalhando de forma remota. O que contribui para maior agilidade no trânsito das informações, deixando a comunicação mais dinâmica e acessível para todos a qualquer lugar do planeta e a qualquer hora se necessário. A Web Consult, uma das pioneiras em atuação na internet no Brasil, desde o dia 6 de julho é 100% em nuvem.

*Henrique Lima é Vice-Presidente de Comunicação e Marketing da Sucesu Minas, Diretor de Estratégia e Conteúdo da Web Consult.