Digital: A influência na vida dos brasileiros

Características do comportamento digital brasileiro foram mapeadas no estudo Digilats JWT 2013, realizado pela JWT ao longo do ano passado e início deste, em nove países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Porto Rico e Venezuela. Protestos registrados e compartilhados nas redes sociais, influência do futebol, e-commerce em alta e força da TV vinculada à internet são apenas alguns casos que mostram a presença do digital no dia a dia das pessoas.

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Umas das conclusões encontradas foi a afinidade dos brasileiros com as plataformas sociais. Em comparação com os demais países avaliados, as principais diferenças dos brasileiros são:

1. Brasileiros passam mais tempo assistindo à TV enquanto estão online

2. As críticas são mais importantes no Brasil que em outros países da América Latina

3. Os brasileiros são os menos dispostos a trocar qualquer coisa por valor online

4. Socialmente abertos, mas preocupados com a privacidade

E-commerce
O Brasil também se destaca na área das vendas onlines em relação aos demais mercados avaliados pela JWT. Segundo o estudo, os brasileiros fazem mais pesquisa online antes de fazerem uma compra em uma plataforma digital

O que os resultados sinalizam para o mercado

Esteja online
A penetração da internet no Brasil ainda está abaixo da média regional, mas obviamente mostra potencial para um crescimento muito rápido, principalmente impulsionada pela explosão do acesso móvel, que facilita o acesso ao digital.

Tenha mobilidade
Com mais celulares conectados, as marcas precisarão investir em interfaces e adaptar seu conteúdo às telas menores. O sentimento geral é que o comportamento e necessidades do consumidor estão mudando rapidamente e as marcas estão lutando para acompanhar.

Privilegie o conteúdo
Como em muitos outros países, o conteúdo é uma importante alavanca para o envolvimento no Brasil. A questão agora é: Como conseguir o conteúdo certo, na hora certa, na tela certa? Ter uma equipe dedicada internamente e dentro da sua agência é uma solução. Alguns marqueteiros podem contratar profissionais com habilidades jornalísticas, outros estão testando soluções de crowdsourcing ou fazendo parcerias com empresas de mídia.

 

Fonte: Proxxima