Metade do ano de 2014 já passou sem grandes novidades nas redes sociais. Surgiram novas experiências no mobile, novos algoritmos e, acima de tudo, houve um aumento em investimentos publicitários.
A notícia mais impactante do último trimestre de 2013 foi a mudança nos algoritmos do novo feed do Facebook, que gerou a queda do alcance orgânico durante os primeiros meses deste ano. As implicações dessas alterações ainda influenciam estratégias da própria plataforma, além das redes sociais como um todo, e deve continuar até o fim de 2014 em diante.
A seguir, veja algumas questões a se considerar no segundo semestre deste ano:
Mobile em primeiro lugar
Pense na experiência do usuário de dispositivos móveis. Não importa a rede social, o mobile se tornou o principal ponto de acesso e engajamento de internautas. Estudo realizado recentemente pela comScore mostrou que apenas duas (LinkedIn e Tumblr) entre as oito maiores plataformas eram utilizadas, pelo menos 50% do tempo, por desktop. Embora a maior parte da sociedade trabalhe utilizando computadores, muitas empresas restringem o acesso, obrigando usuários a se conectarem por smartphones e tablets.
Publicidade
Para gerar um impacto significante do seu conteúdo as marcas precisam começar a investir. Pesquisa realizada pela BIA/Kelsey, mostra que a receita de publicidade em redes sociais, nos Estados Unidos, atingiu cerca de US$ 5,1 bilhões em 2013. A estimativa é que o valor chegue a US$ 15 bilhões até 2018. Investimentos em mobile corresponderam a apenas 30% em 2013, mas a projeção é que, até 2018, o valor ultrapasse a renda destinada a desktop.
Vídeo e visual
Todas as redes sociais focaram, neste ano, em trazer uma melhor experiência visual para o usuário. Historicamente, mensagens visuais sempre tiveram mais resultados do que textos, e já que as marcas aceitaram isso, a próxima grande tendência é o vídeo. O lançamento do auto-play de vídeos do Facebook é um exemplo disso.
Conecte tudo
Entre foco em mobile, mais investimento em publicidade e mais experiências visuais, há muito a se fazer. Conetar tudo isso é o principal desafio que as equipes de marketing têm pela frente.
Fonte: Proxxima
Informações do Social Media Today