Segunda tela: A interação entre TV e internet

Houve um tempo em que falavam que com a chegada da internet, a TV chegaria ao fim. Porém, o que realmente aconteceu foi que as pessoas começaram a dividir seu tempo com a TV e a internet juntos, e a partir daí surgiu o conceito “Second Screen”, que é basicamente o hábito em que alguém tem de sincronizar sua atenção na TV com a internet por meio de smartphones, tablets e desktops. Cerca de 64% dos internautas brasileiros que assistem TV conectados à internet tweetam enquanto isso e apenas 7% tem foco principal na TV, ou seja, “Second” só mesmo no nome.

Atualmente enquanto as pessoas assistem a televisão, ficam ligadas em outras telas como: smartphones, tablets, desktops.

segunda tela

Um bom exemplo de “Second Screen” foi a Oreo, que tweetou uma imagem, aproveitando o apagão que aconteceu no Superbowl para se promover. A legenda da imagem dizia “Falta de energia? Sem problemas.” E na imagem: “Mesmo no escuro dá para mergulhar a bolachinha no leite.” A foto recebeu mais de 14 mil retweets e foi favoritada mais de 5 mil vezes, fazendo a empresa entrar nos trends tropics. Surgiu também, uma rede social apenas para “Second Screen”, o TvTag que já tem mais de 1 milhão de usuários, onde as pessoas podem fazer check-in enquanto assistem um seriado ou filme, ficando por dentro das novidades e lançamentos, além de compartilhar com os amigos e saber o que eles estão assistindo também.

Há também maneiras de se aproveitar a segunda tela além das redes sociais, como algum portal, por exemplo, que não transmite o programa mas acaba comentando sobre ele, trazendo audiência não só para a emissora como para o site também. Vários programas já estão fazendo essa interação, como “The Voice Brasil” e “Encontro com Fátima Bernardes”, porém a monetização ainda é um desafio, já que é um mercado que ainda está no início.

 

Texto por: Brunna Gontijo