Por que usar e-mail marketing?

Independente do ramo de seu negócio, há necessidade de estabelecimento de um relacionamento efetivo e constante com seus clientes. E o digital aumenta as possibilidades de aproximação em função da comunicação mais individualizada, diretamente ligada aos interesses do consumidor. Uma ferramenta que, por fazer uso disso tem se popularizado bastante no mundo corporativo, é o e-mail marketing.
emailMarketing
Segundo pesquisa do ExactTarget, 91% das pessoas vê seus e-mails diariamente, logo, é uma forma direta e rápida de conversar com os consumidores, onde quer que estejam, pois hoje é possível acessá-los através também de plataformas móveis, como smartphones e tablets. A mensagem é segmentada para o tipo de público específico que se deseja trabalhar, a partir de seus interesses, aumentando a possibilidade de conversão. Outro ponto positivo é a possibilidade de mensuração de resultados – as ferramentas oferecem relatórios detalhados, de recebimento, abertura e cliques, e, a partir de sua análise, pode-se alterar a estratégia de imediato, sem grandes custos. Esta, inclusive, é outra vantagem do e-mail marketing, a boa relação custo-benefício, se comparado às mídias tradicionais.

Para obter bons resultados com esta ferramenta, é importante planejar, como em qualquer outra mídia. É importante que o cliente veja utilidade no e-mail, para que se consiga fidelizá-lo, caso contrário ele pode e não enviá-los direto para a lixeira. A periodicidade também deve ser observada, e neste caso, não há receita de bolo, cada público funciona de uma forma, e você deve estudar o seu antes de começar a trabalhar, e depois também, uma vez que os relatórios são fonte importante de indicadores de necessidade de ajuste de estratégia. A escolha da plataforma de envio também é muito importante, porque influencia muito na taxa de recebimento, logo, em sua possibilidade de conversão.

Texto por Ana dos Anjos e Fernanda Lacerda