A importância do conteúdo para o SEO

Você com certeza já ouviu falar em SEO. Mas o que significa e qual a importância dessa sigla? Search Engine Optimization é um termo largamente usado no mundo da comunicação, marketing e digital, e é um recurso essencial àqueles que querem ter uma maior visibilidade na web. Quando você faz uma busca no Google, tende a clicar nos primeiros resultados de busca, certo? Se sim, você está acompanhado da maior parte das pessoas, pois pesquisas indicam que a segunda página das pesquisas sofre uma queda de, aproximadamente, 95% do tráfego. E para estar nestes primeiros resultados, é importante ter um bom trabalho de SEO, ou otimização de busca orgânica, que envolve um trabalho com aplicação de técnicas on e off page. Aqui falaremos um pouquinho de uma parte muito importante do trabalho on page, a geração de conteúdo.

SEO

A palavra que se deve ter em mente na hora de gerar o conteúdo é relevância, é importante criar um conteúdo que gere interesse por parte de seu público. Uma boa ferramenta para te auxiliar nisso é o Google Analytics, pois permite ver palavras-chave que estão gerando tráfego para o site, de onde o usuário veio, qual foi sua página de entrada, por onde ele saiu, e uma série de outras informações, que são indicadores do interesse do usuário. É preciso saber usar esta gama de informações a seu favor, a partir de uma estratégia coerente com seu negócio e seus objetivos.

Na hora de gerar o conteúdo, é bom ter em mente: Como o usuário pesquisaria sobre este assunto? É claro que esta pergunta tem diversas respostas, mas já pode ser um indicador relevante, e as palavras-chave pensadas devem, na medida do possível, estar presentes no título e ao longo do texto. Em suma, é preciso priorizar conteúdo original e de qualidade, para que se possa despertar a atenção do usuário e fazê-lo acessar seu site.

Texto por: Ana dos Anjos e Fernanda Lacerda