Ranking traz principais pólos de startups do mundo

Uma startup é uma empresa nova, ainda em fase de constituição, que já é considerada promissora antes mesmo de nascer, por ter ideias inovadoras. A inovação, seu grande diferencial, implica em risco de investimento, mas podem ser muito rentáveis, pois têm grande perspectiva de crescimento quando dão certo. Exemplos de empresas já solidificadas no mercado e que também são consideradas startups por serem inovadoras são Google, Yahoo e Ebay.

STARTUPS

A Intuit, consultoria especializada no assunto, lançou um ranking mostrando os principais pólos de startups no mundo. Não é surpresa que o Vale do Silício, na Califórnia, lidere o ranking, mas uma boa surpresa foi São Paulo estar em 13º lugar, junto com Santiago, do Chile, que ficou na 20º lugar, são as únicas representantes da América do Sul. A pesquisa também mostra que os Estados Unidos ocupa seis das 10 primeiras posições na pesquisa, mas que outras áreas do globo, como Tel Aviv, Israel, 2º lugar, e Cingapura, que ocupou o 17º lugar, também estão crescendo bastante. Fica explícito que, apesar de ainda bastante regionalmente concentrado, o empreendedorismo depende também da vontade e criatividade da cidade ou região.

Outros dados interessantes a serem destacados é que Santiago, dentre essas cidades, tem a maior porcentagem de empreendedoras mulheres, cerca de 20%. A região onde os empreendedores trabalham mais horas por dia é Cingapura, 11 horas diárias, contra 9,95 horas na região do Vale do Silício. Já São Paulo, junto com Sidney e Moscou, são as cidades que mais se destacam em diversidade de startups em desenvolvimento.