Reflexões sobre Digitalks 2013

qualeoblog-digitalks-florianopolis-logoNa quarta-feira, 05 de Junho, foi realizado o Fórum de Marketing Digital promovido pelo Digitalks em Belo Horizonte, que apresentou tendências para o mercado digital, avaliou o comportamento do usuário de internet e as melhores formas de se potencializar o alcance e resultados obtidos com as plataformas utilizadas, desde o e-commerce até o email mkt.

O evento tem como objetivo ampliar as análises e gerar um aprofundamento sobre as questões relativas à comunicação digital, buscando levar todas as novidades e tendências do setor de marketing Digital aos mercados locais, através da troca de experiências e discussões. Dessa forma, gera conhecimento e aproxima as empresas de seu público de interesse e contribui para o desenvolvimento do mercado brasileiro.

Em meio aos temas abordados, Pedro Silva, do IVC falou sobre a importância de entender o comportamento do público e da geração de dados confiáveis para os empresários que investem na internet. Segundo ele, para ampliar o valor dos negócios gerados via internet são cada vez mais importantes as análises reais sobre o comportamento do usuário.

Gerson Ribeiro, da Vitrio, abordou o tema “Entenda o comportamento do consumidor e otimize o seu negócio”. “O primeiro passo é entender o que realmente queremos, com foco na definição dos resultados. Cada métrica pode nos dar um resultado diferente. Métricas erradas geram análises erradas”, diz. Ele explica que as métricas devem ser definidas a partir dos objetivos das empresas. Portanto, mais do que analisar número, primeiramente é preciso definir quais números analisar e porquê.

Vivianne Vilela, da E-commerce Brasil fez com que todos refletissem deixando no ar algumas perguntas como: Como será o futuro do e-commerce? Como gerar um eficiente engajamento? Como fazer para fixar as marcas para os diferentes públicos? Quais ferramentas utilizar para aumentar as vendas? Viviane diz que o futuro do e-commerce passa por uma ampla análise sobre as pessoas e sobre o relacionamento pessoal. Ainda segundo a palestrante, um dos grandes erros das empresas é tratar o e-commerce como um meio desconectado do restante, muda-se o nome e não a empresa.

Em meios a tantos temas abordados no seminário, um dos grandes desafios destacados para os profissionais que atuam em comunicação na internet é como lidar com a velocidade e mudanças decorrentes deste novo jeito de se relacionar com os mais diferentes púbicos. Tiago Luz, da Infracommerce, afirma que as empresas e profissionais tentam estabelecer uma forma de lidar com esta nova comunicação, mas muito ainda se baseia na tentativa e erro. “Só como exemplo, há pouco tempo era o Orkut, agora é o Facebook. Não temos mais o MSN, que matou o ICQ e está tudo no Skype. Aprender a conviver com a velocidade da comunicação digital é um grande desafio que os empresários e os profissionais estão enfrentando. Não há ainda uma formação para este profissional que já nasce sabendo usar um computador, mas que ainda precisa aprender a ser mais resiliente”, destaca.

O e-mail marketing também foi foco de discussão no Digitalks, ferramenta fundamental ao Marketing Digital. Regina Garrido, da ExactTarget,  afirmou que o e-mail marketing gerador de relacionamento e de negócios, desde que bem utilizado. Para ela, e-mails que se diferenciam e se comunicam com o seu público de maneira eficiente tem uma eficácia altíssima. É preciso conhecer suas preferências e a forma correta de se comunicar com o público para determinar a relevância do e-mail marketing.